Liderança

"Se a liderança é uma dança, o empowerment marca o ritmo. O técnico deve saber tomar as rédeas à vez, dar espaço de manobra à sua equipa ou ocupar um lugar secundário...". 

Valerie Gervais. Diretor da Universidade de Saint-Gobain. 

liderança

Para a Saint-Gobain, a liderança e o empowerment dos colaboradores são a chave para o crescimento pessoal e profissional, como uma equipa e como uma organização. Possuí-los reforça a cultura empresarial, e longe de ser uma moda, a liderança que fomenta o empowerment é uma abordagem de gestão mais participativa e atrativa. É uma abordagem que anuncia uma mudança duradoura nas nossas organizações: uma nova forma de pensar, de comunicar, mas também de trabalhar.  

Face a um mundo cada vez mais volátil, incerto, complexo e ambíguo, sujeito a mudanças e restrições à inovação, as empresas tiveram também de se adaptar a este novo paradigma. Chegou o momento da gestão transversal e do empowerment dos colaboradores através de uma liderança aberta. O desafio? Reforçar a cultura de antecipação e inovação, estimulando o intercâmbio e a criatividade dos colaboradores, através de uma combinação inteligente de confiança, participação e responsabilidade. Esta nova gestão, mais ágil e mais atrativa, permite pensar "fora da caixa", envolvendo os colaboradores individual e coletivamente em projetos. 

"O empowerment outorga às equipas maior poder de ação e de decisão", explica Valérie Gervais, diretora da Universidade da Saint-Gobain. Significa também que todos, a todos os níveis, assumem a responsabilidade pelo seu trabalho, pelas suas ações e pelos resultados que a empresa espera deles." 

Na Saint-Gobain, esta abordagem colaborativa é agora uma das principais alavancas para impulsionar a inovação, entre outras coisas. De acordo com o desejo de possibilitar a realização no trabalho, a capacitação fortalece a cultura empreendedora, permitindo aos colaboradores não só serem agentes nos projetos do grupo, mas também empreendedores no seu próprio desenvolvimento. 

UMA CULTURA DE APRENDIZAGEM

As empresas de hoje, independentemente da sua dimensão, qualquer que seja a sua localização, já não têm muito em comum com o modelo que dominou o século XX. Desapareceram as carreiras bem definidas, a normalização das tarefas, os perfis uniformes que definiam o trabalho. Damos as boas vindas a cursos personalizados e a espírito de iniciativa. Uma tendência positiva, porque a mão-de-obra de uma empresa é tudo menos homogénea. Pelo contrário, é enriquecida por perfis diferentes e complementares. Como salienta o Boston Consulting Group: "O capital humano inclui os baby boomers, que nasceram no início da era espacial, membros da Geração X, que surfaram a onda da computação pessoal, Millennials, que cresceram com smartphones, e os jovens da Geração Z, que são nativos digitais. Cada grupo tem interesses, valores, conhecimentos, aptidões, experiências e ambições únicos. ". Longe de ser uma desvantagem, esta mistura revela-se muitas vezes uma força para as competências exigidas na empresa. Mas também pode ser um desafio para determinar que competências são necessárias ou podem ser desenvolvidas. 

Na Saint-Gobain, a aprendizagem contínua e autónoma está, de facto, no centro da nossa promessa patronal. Os cursos de aprendizagem on-line estão, por exemplo, disponíveis em até 30 línguas numa plataforma acessível a todos os colaboradores, incluindo através de um telemóvel pessoal. Durante os últimos dois anos, organizámos também para todas as nossas equipas em todo o mundo uma semana inteira dedicada ao tema da empresa de aprendizagem: a Semana da Aprendizagem. A Semana da Aprendizagem, lançada em 2019, é um encontro divertido e dinâmico, que visa desenvolver uma verdadeira cultura de aprendizagem em todos os colaboradores do Grupo, com workshops organizados em alguns dos espaços, em torno dos temas "Confiança, empowerment, colaboração". Na mesma linha, o programa OPEN (uma rede de empowerment para as nossas pessoas), desenvolvido a nível do Grupo, visa também desenvolver o potencial individual num ambiente de trabalho positivo e satisfatório.  

Além disso, os membros do Comité Geral de Gestão participam todos os anos numa Expedição de Aprendizagem e os nossos gestores também participam em sessões de tutoria inversa. 

LIDERANDO A CAPTAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO TALENTO

O talento faz a diferença e é uma mais-valia para o futuro. Qualquer que seja o nível hierárquico, qualquer que seja a natureza do seu trabalho e qualquer que seja a sua antiguidade. A estratégia de desenvolvimento de talentos da Saint-Gobain abrange assim todos os perfis: desde os jovens com espaço para melhorias até aos profissionais identificados pela sua experiência e potenciais futuros líderes. 

Aqui encontrará algumas das iniciativas que o Grupo Saint-Gobain está a implementar para descobrir e promover o talento. 

A SAINT-GOBAIN APOSTA NO DESENVOLVIMENTO DO TALENTO INTERNO GRAÇAS AO PROGRAMA DE MENTORING +IMPULSO
+Impulso

Estamos a lançar +IMPULSO, um programa completo de mentoria que, além de ajudar ao desenvolvimento profissional dos colaboradores, procura atrair e reter talentos na nossa organização com uma proposta de valor diferencial. 

A nossa aposta no talento interno é transversal a toda a empresa, e tem sido um dos pilares fundamentais da nossa proposta de valor aos colaboradores há anos. O objetivo do programa +IMPULSO é identificar pessoas com elevado potencial de crescimento dentro da Empresa e ajudá-las a alcançar os seus objetivos profissionais e pessoais através de um programa concebido ad-hoc para cada candidato. 

A SAINT-GOBAIN LANÇA A XVI EDIÇÃO DO CONCURSO PARA ESTUDANTES MULTI COMFORT 2020
confort

A Saint-Gobain lança uma nova edição do concurso internacional para estudantes Multi Comfort Saint-Gobain 2020, no qual estudantes de arquitetura, engenharia e outras disciplinas dos países onde a Saint-Gobain está presente, terão a oportunidade de participar e demonstrar a sua capacidade de alcançar soluções arquitetónicas com elevada eficiência energética, conforto acústico, conforto visual e qualidade do ar interior. 

SAINT-GOBAIN TOP EMPLOYER GLOBAL
top employee

O inquérito anual realizado pelo Top Employers Institute reconhece os melhores empregadores do mundo, ou seja, aqueles que proporcionam um ambiente de trabalho de alta qualidade, fomentam o desenvolvimento de talentos a todos os níveis e esforçam-se por melhorar continuamente as suas práticas de RH. Como parte do processo aplicado pelos Top Employers, as empresas participantes devem cumprir critérios muito rigorosos para serem certificadas. O estudo baseia-se, para cada país, num questionário que abrange 600 práticas em termos de condições de trabalho, que são validadas e depois auditadas pela empresa independente Grant Thornton. Com 35 países certificados, Saint-Gobain renovou, para além da sua certificação "Top Employer Global", as suas certificações "Ásia-Pacífico", "Europa" e "América Latina".  

O estudo "Top Employers" destacou particularmente as "Atitudes Saint-Gobain", lançado pelo Grupo no final de 2016 e implantado em 2017 em todos os países em que estamos presentes. Existem 5 destas Atitudes que são as competências chave que todos os colaboradores devem desenvolver para enfrentar com sucesso os desafios de amanhã: estar perto do cliente, agir como empresário, inovar, ser ágil, desenvolver uma cultura aberta e empenhada.