Para a Saint-Gobain, a liderança e o empowerment dos colaboradores são a chave para o crescimento pessoal e profissional, como uma equipa e como uma organização. Possuí-los reforça a cultura empresarial, e longe de ser uma moda, a liderança que fomenta o empowerment é uma abordagem de gestão mais participativa e atrativa. É uma abordagem que anuncia uma mudança duradoura nas nossas organizações: uma nova forma de pensar, de comunicar, mas também de trabalhar.
Face a um mundo cada vez mais volátil, incerto, complexo e ambíguo, sujeito a mudanças e restrições à inovação, as empresas tiveram também de se adaptar a este novo paradigma. Chegou o momento da gestão transversal e do empowerment dos colaboradores através de uma liderança aberta. O desafio? Reforçar a cultura de antecipação e inovação, estimulando o intercâmbio e a criatividade dos colaboradores, através de uma combinação inteligente de confiança, participação e responsabilidade. Esta nova gestão, mais ágil e mais atrativa, permite pensar "fora da caixa", envolvendo os colaboradores individual e coletivamente em projetos.
"O empowerment outorga às equipas maior poder de ação e de decisão", explica Valérie Gervais, diretora da Universidade da Saint-Gobain. Significa também que todos, a todos os níveis, assumem a responsabilidade pelo seu trabalho, pelas suas ações e pelos resultados que a empresa espera deles."
Na Saint-Gobain, esta abordagem colaborativa é agora uma das principais alavancas para impulsionar a inovação, entre outras coisas. De acordo com o desejo de possibilitar a realização no trabalho, a capacitação fortalece a cultura empreendedora, permitindo aos colaboradores não só serem agentes nos projetos do grupo, mas também empreendedores no seu próprio desenvolvimento.